Falarei sobre essa mulher da História que admiro muito, na parte de biografia, cinema, figurino, literatura, porque depois que a gente vê um filme biográfico que procuramos mais informações sobre o contexto né? Eu pelo menos, sou assim.
Se você não quer ler muito ou não se interessa pelo assunto, pare por aqui e até o próximo post!
Cinema
Se tem um filme, ou melhor, três, que foram meu exemplos de vida de princesa e rainha na infância, esses filmes foram a famosa e clássica trilogia Sissi, sobre a Imperatriz Isabel da Austria:
A trilogia é composta pelos respectivos filmes:
Os filmes foram produzidos na Alemanha, protagonizados pela linda atriz Romy Schneider e pelo lindo ator Karlheinz Böhm nos respectivos papéis da Imperatriz Isabel da Áustria (apelido: Sissi) e do Imperador Franciso José I, os quais formam um casal muito lindo:
A fotografia, o visual do filme são espetaculares, recheado de paisagens, cenários e figurinos maravilhosos, dignos de uma princesa/rainha! Que infelizmente não achei imagens para compartilhar, mas acho que por trailer, dá pra ter uma idéia:
Biografia
Quando era criança, só me encantava com esses detalhes, mas depois que cresci percebi realmente a estória…principalmente a parte da infeliz vida que Sissi teve ao se casar com o imperador e consequentemente se tornar Imperatriz, o filme não demonstra muito, mas se procurar mais pela História, você vê que por mais que ela tenha se casado com o amor da vida dela, tudo a sua volta não permitia que ela fosse feliz, era a sogra, era a corte que exigia demais dela, por ela ter casado nova e ser dona de uma beleza radiante, ela não podia nem um momento pensar em envelhecer, por isso, passava por tratamentos intensos de beleza.
Na parte dos filhos, que aparece um pouco nos filmes, e isso era costume da Realeza, o sogra lhes tirava e achava que ela que deveria dar a verdadeira educação para os netos, e Sissi não podia fazer nada, tinha que manter sua posição de Imperatriz.
Sim, ela vivia em uma gaiola dourada, tanto que até adoecia facilmente, e o vinculo amoroso entre ela e Francisco só se perdia com o passar do tempo…isso é engraçado né? um casal que se conheceu e se casou porque se amaram mas mesmo estando casados não podiam estar juntos, parte acredito que era fraqueza dele por permitir que a imperatriz-mãe continuasse a ordenar e por ele ter um Império a governar e Sissi não podia fazer nada, ela estava só, ou até podia, mas acho que ela preferiria ignorar e viver a vida até onde poderia viver.
Tanto que com o tempo passando, ela foi realizando cada vez mais viagens como uma fuga da corte. Com isso, os filhos foram crescendo afastados, teve filhos que ela perdeu enquanto eram crianças, o que aumentava cada vez mais sua mágoa com toda a situação em que vivia, soube de traições na parte do marido, mas já nem ligava mais, porque sabia que não era presente. E o final disso tudo, é que Sissi foi assassinada enquanto visitava uma cidade, e morreu sozinha e solitária. E seu assassinato foi retratado em escrita pelo próprio assassino e publicado. Essa seria a unica referencia bibliográfica para saber sobre ela, infelizmente.
Eu sei que contando tudo isso, tira o vislumbre e o interesse de assistir a trilogia, mas isso prova, que essa questão de contos de fadas e princesas não existe, as verdade princesas/rainhas da História sofreram muito! Principalmente por serem mulheres, mas ao mesmo tempo as considero todas GUERREIRAS.
E digo que vale a pena ver sim a trilogia, até porque ela não mostra tudo isso que digo. Essa trilogia já tiraram suspiros de muitas mulheres que gostam dessa época como de mim também, ela era uma mulher muito linda e elegante, pode se ver pelas próprias fotos originais dela.
E eu como toda fã da Sissi, tinha que registar e compartilhar isso no blog.
Não vou perguntar exatamente se gostaram do post, mas já ouviram falar dela? e viram a trilogia e gostaram?
Pretendo postar em breve sobre outras grandes Mulheres da História!
Até o próximo!
Comentários
Comentários via Facebook
3 comentários