– Anterior: Maria Antonieta – “A Austríaca” – Parte I
Por incrível que pareça, não dividi em 2 partes, as biografias das outras Rainhas que adoro, mas quando se trata de Maria Antonieta, não tem como colocar tudo em 1 só não é?
Afinal, estamos falando da Rainha da Moda! 😉
Literatura
A denominação “Rainha da Moda” tem até um livro que sou muito interessada em ler, o Rainha da Moda – Como Maria Antonieta se vestiu para a Revolução, da autora Carolina Weber, uma biografia que mostra como a moda foi ao mesmo tempo o meio de afirmação de Maria Antonieta e o caminho para seu trágico fim. Claro que existem inúmeras biografias, mas citei essa porque o foco é em moda.
Arte, Beleza e Moda
Maria Antonieta, tanto em seus filmes como na vida real foi considerada uma das rainhas mais bonitas da História, tinha uma beleza delicada, acho que faz parte de ser austríaca (lembrando de Sissi).
No filme de 2007, a gente vê algumas francesas muito exageradas, espalhafatosas e nada bonitas, e é também no mesmo filme que vemos o novo estilo que Maria Antonieta inventa e vira referencia em moda na França a partir que se torna Rainha.
O estilo artístico que influenciou na época era o Rococó, características suaves, delicadas, como se tudo fosse um paraíso, representando o amor, a elegância, o sonho, lembrando a primavera, os tons pasteis, etc.
Já na parte da beleza, começando pelo cabelo, ela usava perucas brancas e altas para dizer que “ó como ela já está de cabelo branco e mesmo assim tem uma pele tão novinha”, boa estratégia não é?
E na maquiagem, algumas gostavam de passar muito pó branco e colocar aquela pintinha, algumas com a boca delicada, outras com a boca escura e os olhos simples.
Nas roupas, eram os saiões, vestidões, com vários detalhes em rendas, babados, manga 3/4, cores pastéis, delicadas, cetim, seda, plumas, fitas, a cintura marcada com o espartilho, leques, decote quadrado, pequenos a grandes chapéus, etc.
Mostro tudo isso em um mix de imagens entre os quadros que retrataram Maria Antonieta e as imagens dos filmes de 1938, com a atriz Norma Shearer e o de 2007 com a atriz Kirsten Dunst:
E para quem se interessa em como utilizar o estilo Maria Antonieta nos tempos de hoje, tem esse lindo vídeo realizado pela Mariana Santarém, do blog Rendas de Metal, no canal You Tube Moda:
E aí quem é fã de Maria Antonieta? E adepta ao seu estilo revolucionário?
Já viram os filmes ou leram os livros?
Espero que tenham gostado! 😀
Ai, mês retrasado estive lá em Versalhes, conheci o quarto e os aposentos dela… voltei de lá mais fascinada ainda! *_*
Jura???! Nossa, que realização de sonho!
Um dia farei isso! *-*
Obrigada por comentar! Volte sempre!
Acabei de conhecer o seu blog e adorei os dois posts que li sobre a Maria Antonieta. Eu tô doida pra comprar o livro que você citou há meses! Já assisti o filme com a Kirsten Dunst algumas vezes e quero ver o de 1938 também. Faço faculdade de História e pretendo fazer minha monografia sobre ela. Parabéns pelo belo trabalho aqui. Beijos!
Olá Carol, obrigada por visitar meu blog e ler exatamente esses 2 posts! 😀
Faz faculdade de História? já te quero como minha amiga heheheh
Apesar de nunca ter feito a facul na área, História pra mim é pura paixão!
E tento mostrar no blog, as Grandes Mulheres da História! Porque elas merecem! E nós, mulheres da atualidade devemos conhecer essas heroínas do passado, não concorda?
Volte sempre querida! Um grande abraço e sorte no seu TCC! 😉
Eu li o post sobre a Ana Bolena, que eu também adoro de paixão, e sobre a Sissi, que eu não conhecia – e fui procurar saber mais após conhecê-la aqui 😉 Eu estou no 5º período de História da UFRuralRJ. E sim, concordo muito com o que você falou. Adorei muito seu blog e voltarei sempre, ainda mais depois de ser tão bem tratada hahaha Parabéns pelo seu trabalho!
Muito obrigada! Beijooos!
E tem muitas outras mulheres para mostrar, só tenho que me organizar, leia o post sobre o filme “O Amante da Rainha”, vale a pena ler e ver o filme!
E vamos trocar muitas figurinhas sobre HISTÓRIA! 😉