A disciplina de Mídia Display, realizada pelo profº Fabrizio Bruzetti, que teve inicio no dia 28/03/17 e terminou dia 18/04/17, foram 04 aulas ao todo.
E o que posso trazer sobre ela?
Bom, posso dizer que foi uma disciplina densa…muito conteúdo para a minha cabeça que não é da área de TI e nem de Compras para conseguir assimilar com facilidade, mas em nenhum momento por falta de explicação da parte do professor.
De todo esse conteúdo, trago uma base de conhecimentos que adquiri com as aulas.
Ad Server
Nada mais e nada menos que um servidor que para a publicidade e marketing digital. O Nome “Ad” já é referente a sua função para a publicidade, a qual é rastreada e gerenciada através de métricas relacionadas.
Ad Network
A Ad Network é um inventário, digamos que “diplomata”, ele conecta vários websites e disponibiliza esse espaço para a comercialização de publicidade para as agências e anunciantes, como se fosse um shopping que disponibiliza suas lojas para os proprietários das marcas terem um lugar fixo para estabelecer seus anúncios.
Ad Exchange
Aí vem um sistema bem maior e versátil que o Ad Network, o Ad Exchange que seria como um “leilão” ou vários “leilões”, ele permite a compra e venda de inventário de publicidade da mídia digital a partir de múltiplas Ad Network
Com a ajuda do RTB (Real Time Bidding) que envia informações sobre o usuário que está no app ou página no momento, os lances são feitos na hora, na verdade, em milésimos de segundo.
DSP
Os DSP (Demand-Side Platforms) são sistemas programados através de operadores por Trading Desks (TDs) – empresas especialistas em compra de mídia digital, que otimizam a compra da mídia, porém, para ter êxito em sua funcionalidade, se necessita o uso de DMP.
DMP
Plataforma que recebe dados de diversas fontes, os processa e transforma em audiência para que as DSP possam alcança-la.
Todos esses elementos citados, compõe a Mídia Programática, o assunto até então estudado em toda essa disciplina, mas afinal o que é, como funciona e por que usar?
A Mídia Programática, é a função programada de comprar e vender mídia através de uma ferramenta ou plataforma, uma forma eficiente e eficaz de levar seu anúncio para o público certo e no momento certo.
E a compra programática não se limita apenas ao RTB (leilão), existem muitas outras formas de compra, como direta, preferência entre ação e inventário, tudo depende do seu objetivo, na verdade, tudo isso reforça o Targeting (objetivos gerais de uma estratégia de comunicação).
Algumas vantagens para a utilização deste passo essencial do Marketing Digital, são:
Elimina a negociação humana entre anunciante e publisher, porém, somente em caso do RTB Open Exchange. No caso do leilão privado ou compra direta por preço fixo há interação e negociação entre o anunciante (agência)e o publisher;
Elimina as inclusões manuais de anúncios;
Poupa tempo no desenvolvimento de novas campanhas específicas;
Pode ser realizada nas plataformas populares Google, Facebook e In Loco Media;
Você decide por quanto está disposto a pagar pelas impressões;
Os consumidores podem ser alcançados de acordo com critérios (gênero, idade, perfil de navegação, intenção de compra, etc);
Com segmentação de público, não ocorre dispersão de anúncios em sites aleatórios;
Através das DSP, é possível controlar o alcance dos anúncios direcionados ao público-alvo e analisar os resultados das campanhas;
O processo é mais barato e eficiente, antes era caro e pouco confiável.
Enfim, com o aumento cada vez maior de usuários na internet, a expectativa do uso de Mídia Programática aumenta cada vez mais, por ser um custo-benefício de maior amplitude.
Essa disciplina apresentou uma das funções de um Analista de Marketing Digital, percebe-se que não é algo fácil de se fazer dentro de muitas outras funções da profissão, porém, acredito que quem já está acostumado, consegue com certeza trabalhar com mais facilidade…mas para quem não quer ser o profissional que engloba todas as funções e quer focar somente em Mídia Programática, a profissão indicada dentro do da área de Marketing Digital é de Analista de Mídias Pagas.
A próxima disciplina para falar aqui é Marketing para Buscadores, e se iniciou dia 25/04/17.
Comentários
Comentários via Facebook