Quando fazia faculdade de Artes Visuais, havia na grade curricular a disciplina de Libras, o que ainda é novidade na formação acadêmica de muitos e ao mesmo tempo muito necessário.
Tive a oportunidade de conhecer uma causa que quero abraçar de coração, ajudar os surdos-mudos.
Fico pensando como que pode alguém viver no mundo sem poder se comunicar desde que nasceu? sem poder falar e ouvir com a própria mãe? com a própria família? não ter amigos por isso? não poder escutar os sons do nosso dia-a-dia, as músicas? ver um mundo só em movimento como se tivesse faltando algo para entender esses movimentos….
Me emocionei muito com alguns que conheci durante as aulas, ainda mais pelas estórias pessoais que contaram, alguns que ficaram em depressão e que quase se mataram, outros que são taxados como retardados mentais pela sociedade, os que não consegue se socializar, entre outras coisas.
Porque uma coisa é quando vc não se socializacomunica porque simplesmente não quer, outra é quando você realmente não pode se comunicar…
Procuramos vídeos de músicas cantadas em libras, e uma das mais lindas que já vi foi a “Aquarela” de Touquinho, interpretada por Natalia Romera:
E outro vídeo que também adorei como iniciativa de mostrar do que os surdos-mudos são capazes, foi um dos primeiros episódios da série americana Glee, onde um coral de surdos-mudos cantam “Imagine” do John Lennon através das libras:
Que muitos trabalhos com relação a Libras sejam realizados na Web para incluirmos cada vez mais, os surdo-mudos em nosso mundo!
Comentários
Comentários via Facebook